Todos nós simples, civis, mortais, e admiradores da arte acreditamos que os artistas têm uma inspiração divina, para realizar as suas obras (ou... pelo menos quase todos nós mortais).
Mas pensando bem todos somos artistas, e nos expressamos de alguma forma, uns desenham, outros cozinham, outros assistem televisão, outros compõem algo; mas sempre temos aquela ideia guardada naquela gaveta mais escondida da memória, com algum acontecimento que foi importante na sua vida, ou algum sentimento que você acredite que é bonito ou pesado de mais para guardar somente para si. Alguns dos desenhos alternativos que faço têm uma história, o ano de 2010 foi feito de extremos, da tristeza à alegria, da agitação à calma, da solidão ao coletivo, e estes estão expostos em algumas folhas. E os outros? É difícil ter uma explicação, o olhar alguma coisa, o simples fato de estar com uma folha em branco a sua frente clamando traços já é uma inspiração! Um desenho que não sabe de onde vem e também não sabe para onde vai, nem como vai ficar depois de pronto, e se depois de pronto está realmente PRONTO.
Incluir símbolos, e traços já conhecidos também é uma boa tática, e o resultado sempre é satisfatório!
Mais dois desenhos...
Olhe e pense!
Algum deles trás alguma marca da vida?
Algum deles expressa um sentimento?
Algum deles desperta em você um sentimento?
Afinal é o espectador e/ou expectador que diz o sentido da obra, cabe ao artista expor !
Os símbolos Adinkra contabilizam mais de setecentos desenhos que
expressam sua sabedoria por meio de ditos populares, provérbios, baladas populares,
representação de eventos históricos. São impressos em tecidos, objetos de prestígio, joalheria. (CASTRO, 2007)
SANKOFA, o nosso nome.
"Volte e pegue o que importa", "resgatar a memória para continuar fazendo história no presente”.
Como já comentei, há algum tempo estou realizando pesquisas sobre esses símbolos africanos, e inserindo-os em meus desenhos. O que muito interessa são os significados que cada um apresenta.
O primeiro a chamar a atenção foi Sankofa, sua imagem habitou minha mente até que procurei saber seu significado, após encontrar algumas explicações, decidi que essa seria a imagem símbolo de algo importante que faria em algum momento da minha vida, então surgiu o blog com esse nome (o projeto de voltar e pegar o que importa).
O futuro é algo tão distante e tão próximo! O futuro está no próximo segundo e o futuro está numa próxima época, minha vã filosofia acredita que o futuro dependa do presente que depende do passado. Aprender com o passado para provar de um presente satisfatório e esperar um futuro maravilhoso, sem os mesmos erros do passado nem a impaciência do presente.
PASSADO, PRESENTE, FUTURO
O que você ERA... o que você É... o que você VAI SER?
Questão pertinente na cabeça de muitos!
Quero que essa página traga questões pertinentes e visões sobre o mundo de um ângulo que a Arte sempre esteja envolvida e trabalhando para que a realidade seja mais prazerosa e divertida!
=]
e falando de Adinkra, vem da África da região de Gana.
Vale a pena conferir essa cultura que é tão importante pra nossa e pro mundo
A infância, para os especialistas em desenvolvimento é a mais importante fase da vida, tanto psicológica quanto fisicamente. Os períodos de desenvolvimento são divididos em: pré natal (da concepção ao nascimento), primeira infância (de 0 a 3 anos), segunda infância (de 3 a 6 anos) , e terceira infância (de 6 a 12 anos), esses dados são "quase" relevantes para um melhor entendimento do tema do texto de hoje.
Nesses 12 anos de vida você aprende tudo o que precisa, desde as mais básicas necessidades biológicas como respirar e se alimentar, até o desenvolvimento físico como o inicio da marcha e desenvolvimento dos diversos movimentos do corpo, mas essa idéia do físico não é o foco principal. Vamos pensar no psicológico das crianças, na sua aprendizagem, na sua vivência, na sua curiosidade, na sua criatividade. Crescer sendo estimulado em todos estes aspectos é quase uma utopia, pense nos pais que trabalham o dia inteiro, pense em condições socioeconômicas não muito confortáveis, pense na atualidade, não deve ser fácil criar filhos hoje em dia.
Mas é possível! Ainda não tenho a experiência da maternidade, mas observando algumas crianças durante um módulo da faculdade (ainda quando fazia o curso de fisioterapia) e até mesmo em casa com primos e crianças próximas, era possível notar a grande sensibilidade que estes pequenos apresentam, pude perceber a grande atenção em qualquer história tornando o faz de conta em uma realidade incontestável naquele momento.
Estimulação? Falo pela experiência de vida, afinal fui uma criança de prédio e com 3 anos já estava na escola, os desenhos animados de longa metragem eram companheiros inseparáveis, os lápis de cor e o caderno com folhas brancas sempre a mão, e o melhor, uma mãe artesã que desde sempre disponibilizava quase todos os materiais que a minha criatividade necessitava. Grande parte das habilidades que utilizo hoje, trago daquela época.
Citei os desenhos animados, hoje mesmo estava assistindo O Rei Leão, e pensei que deveria comentar sobre. Quando criança, os diálogos do filme estavam quase todos decorados, as musicas na ponta da língua, repetia tudo aquilo e achava graça, mas depois de entender um pouco melhor o mundo, percebi quantas situações esse filme proporciona, a falsidade, a perda, a amizade, o amor, e várias outras. Aquilo é exposto para uma criança de forma tão lúdica, e até mesmo divertida, acho isso interessantíssimo, pois mesmo sendo uma criança que deve interagir em meios infantis, é importante que nessa fase já exista uma conscientização da vida adulta.
O desfecho desde escrito, está dentro de cada um que convive com crianças nessas idades citadas, e até mesmo na idade adulta (pois estímulos devem fazer parte da vida inteira), prestar atenção, tentar corresponder ao que aquela criança espera de você, disponibilizar materiais, tenha sensibilidade para notar o dom que aquela criança apresenta, crescer fazendo o que dá felicidade e desenvolver da melhor forma possível a comunicação e a desenvoltura no decorrer da vida.
Uma dica: assista um desenho e perceba a profundidade dos assuntos tratados, veja que vale a pena notar o conteúdo!
A criança criativa de hoje, é o adulto consciente de amanhã!
Há que diga que produções em série denominam-se artesanato, e mais, também há quem diga que artesanato não é arte o.O
No caso em questão a produção criativa em série de ARTE (que na minha residência se chama arte), está temporariamente impedindo que minha fábrica de sonhos funcione... HAHA
A discussão Arte x Artesanato é polêmica, entendo ambos os lados, pois participo das duas vertentes (convencida, não?), nossas caixas perfeitamente pintadas com limites e figuras coladas, nossos bonequinhos com proporções, nossas pinturas com riscos e jogos luz e sombra = artesanato. Nossas figuras assimétricas, traços descontínuos, o abstracionismo, a música corporal = arte... Confuso não? A visão Renascentista que todos levamos inconscientemente, trás outra idéia, mostrando arte como reprodução perfeita, como lindos quadros, esculturas maravilhosas, enfim... pense na capela Sistina. Deus abençoe esses mestres da arte! mas abra o pensamento, veja arte a sua volta, a arte do futebol, a arte da culinária, a arte do FAZER BEM FEITO, a arte de viver. A vida com arte é mais criativa...
Tenho medo de estar divagando em idéias incoerentes, de estar desafiando a lógica de alguns professores da faculdade, mas acredito que a discussão é válida e a idéia é boa =D
Nessa minha fase sinta e faça: neste texto adotei o pense e fale...
E você, o que pensa de tudo isso?
*um dos primeiros trabalhinhos do semestre passado, do tempo das cavernas à atualidade
Bjo pra quem leu, e obrigada por viajar na maionese comigo ^^
Nossa maca registrada...
Hoje inauguro o blog contando um pouco da história dos desenhos e da motivação da artista (xD)
Esse desenho em especial que você pode ter visto em algum lugar por ai... ou por aqui! Tem influências de alguns símbolos africanos denominados Adinkra, meu pequeno estudo com referências Google me levaram a admirar e tentar reproduzir alguns desses, no caso do desenho, dois deles estão bem expostos, são eles o ADINKRAHENE que simboliza liderança, carisma e grandiosidade, e o DWENNIMMEN símbolo da humanidade com a força. A composição do desenho conta também com a criatividade e tentativa de aprimoramento de um desenho que partiu da idéia de espirais de uma folha de bloco em uma aula muito animada sobre saúde do trabalhador, as espirais ganharam formas florais, traços finos e grossos, formas geométricas, voltinhas e mais voltinhas. Então, a arte estava criada,! de uma distração para uma aspirante a profissional um tanto quanto frustrada para uma idéia de futuro artístico e criativo.
Esse é UM dos ALGUNS que tenho guardados em uma pasta, não tenho uma técnica especifica baseada em algum autor ou artista consagrado, ainda estou na fase "sinta e faça".
Logo posto mais algum desenho e conto mais algumas coisas interessantes (ou não.. HAHA)