terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A infância...



A infância, para os especialistas em desenvolvimento é a mais importante fase da vida, tanto psicológica quanto fisicamente. Os períodos de desenvolvimento são divididos em: pré natal (da concepção ao nascimento), primeira infância (de 0 a 3 anos), segunda infância (de 3 a 6 anos) , e terceira infância (de 6 a 12 anos), esses dados são "quase" relevantes para um melhor entendimento do tema do texto de hoje.
Nesses 12 anos de vida você aprende tudo o que precisa, desde as mais básicas necessidades biológicas como respirar e se alimentar, até o desenvolvimento físico como o inicio da marcha e desenvolvimento dos diversos movimentos do corpo, mas essa idéia do físico não é o foco principal. Vamos pensar no psicológico das crianças, na sua aprendizagem, na sua vivência, na sua curiosidade, na sua criatividade. Crescer sendo estimulado em todos estes aspectos é quase uma utopia, pense nos pais que trabalham o dia inteiro, pense em condições socioeconômicas não muito confortáveis, pense na atualidade, não deve ser fácil criar filhos hoje em dia.
Mas é possível! Ainda não tenho a experiência da maternidade, mas observando algumas crianças durante um módulo da faculdade  (ainda quando fazia o curso de fisioterapia) e até mesmo em casa com primos e crianças próximas, era possível notar a grande sensibilidade que estes pequenos apresentam, pude perceber a grande atenção em qualquer história tornando o faz de conta em uma realidade incontestável naquele momento.
Estimulação? Falo pela experiência de vida, afinal fui uma criança de prédio e com 3 anos já estava na escola, os desenhos animados de longa metragem eram companheiros inseparáveis, os lápis de cor e o caderno com folhas brancas sempre a mão, e o melhor, uma mãe artesã que desde sempre disponibilizava quase todos os materiais que a minha criatividade necessitava. Grande parte das habilidades que utilizo hoje, trago daquela época.
Citei os desenhos animados, hoje mesmo estava assistindo O Rei Leão, e pensei que deveria comentar sobre. Quando criança, os diálogos do filme estavam quase todos decorados, as musicas na ponta da língua, repetia tudo aquilo e achava graça, mas depois de entender um pouco melhor o mundo, percebi quantas situações esse filme proporciona, a falsidade, a perda, a amizade, o amor, e várias outras. Aquilo é exposto para uma criança de forma tão lúdica, e até mesmo divertida, acho isso interessantíssimo, pois mesmo sendo uma criança que deve interagir em meios infantis, é importante que nessa fase já exista uma conscientização da vida adulta.
O desfecho desde escrito, está dentro de cada um que convive com crianças nessas idades citadas, e até mesmo na idade adulta (pois estímulos devem fazer parte da vida inteira), prestar atenção, tentar corresponder ao que aquela criança espera de você, disponibilizar materiais, tenha sensibilidade para notar o dom que aquela criança apresenta, crescer fazendo o que dá felicidade e desenvolver da melhor forma possível a comunicação e a desenvoltura no decorrer da vida.


Uma dica: assista um desenho e perceba a profundidade dos assuntos tratados, veja que vale a pena notar o conteúdo!


A criança criativa de hoje, é o adulto consciente de amanhã!

=]





Nenhum comentário:

Postar um comentário