quarta-feira, 30 de março de 2011

nossa Única certeza!

Qual é a única certeza da vida? Espero que todos concordem comigo que seja... o final dela!
Nascer, o milagre da vida! A cada dia envelhecer e ficar mais próximo da morte, mas se esse é um fato tão comum e biológico, porque o tratamos com tanto cuidado e medo?
Seria simples pensar exatamente assim, mas é das coisas mais complexas que pode passar na cabeça de alguém, porque o lado de lá é tão desconhecido, que muitos preferem nem imaginar o que pode acontecer, por isso de muitas explicações que sempre tem um fundo religioso, enfim... Acaba tudo ali? Voltamos? Esperamos? Paraíso? Inferno? Ou um outro plano onde mesmo depois da passagem existe um determinado tratamento, o da alma? Quantas perguntas, respostas concretas? Não  encontro nenhuma! O que acredito? O que você acredita?  Não é um jogo de perguntas e respostas, mas acredito que na verdade somos muito egoístas não conseguimos aceitar que aquela pessoa não está mais ali, que ela tinha algo maior a realizar e que nesse momento não iremos mais ve-lá. Que complicado, perder alguém querido trás muitos pensamentos de questionamentos, ver a dor da família e dos amigos, emocionar-se com o momento, e até mesmo a triste imagem de velórios e enterros, por que se despedir ali? É muito simbólico, aquele que está ali não está mais ali! O importante nessa hora é a demonstração dos mais puros sentimentos para aqueles que ficam e vão sofrer sempre com essa lacuna que se abriu em suas vidas. 
É muito difícil falar sobre essa etapa da vida que é cercada de muitas teorias, exemplificando com certa ligação com a arte...
Pense no Egito antigo, todo aquele povo gastava boa parte de sua existência pensando na morte, falo sobre os faraós donos de maravilhosas pirâmides que tinham uma função... Falo dos escravos que trabalhavam em prol da vontade de um faraó que tinha vontade de ter sua casa depois da morte, a arte da época é quase toda voltada para essa finalidade, ornamentar o que seria futuramente um tumulo, ou ilustrar rituais que tinham em algo a ver com o processo após a morte. E isso é tão antigo, mas hoje podemos ver nos cemitérios que esse fato ainda é bem presente (a idéia é totalmente diferente), muitas peças de ornamentação que apresentam pura arte, e estão ali para de alguma forma acalentar o coração daquele que esse mesmo coração saudoso vai lembrar e homenagear aquele que ali esteve de corpo presente pela ultima vez. Mas também pensamos, homenagear também a alma, sempre, com pensamentos e orações!
Acredito que seja um tanto quanto perigoso tratar desse assunto, mas quando fiz o blog sempre pensei em comentar acontecimentos tentando uni-los a arte.
Me sinto triste com esses acontecimentos, realmente não sou evoluída o suficiente para tratá-los como um mero acontecimento biológico. Enfim...


...







.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Problemas...

Problemas... todos temos problemas! Uns mais graves e outros nem tanto; mas todos temos ou já tivemos!
Os problemas que quero comentar são os mais graves, os de saúde! Afinal, dinheiro e encrencas, resolvemos; trabalhando ou nos acalmando, mas problemas na carcaça da alma são muito complicados.
Para o espírito estar bem precisamos cuidar bem do seu lar que é o nosso corpo. Doenças graves nos assustam muito e não há muito o que se fazer, o remédio são os remédios e muitas vezes o remédio é esperar acontecer o que for e aceitar o que foi "determinado" para aquele individuo. Mas também existe a prevenção para várias coisas, pense como prevenção a alimentação, a prática de exercícios, alguns hábitos diários saudáveis, e a não realização do uso de álcool e drogas em freqüência e quantidade muito elevadas, acredito que não exista problemas maiores com uma vez ou outra nesse fato, mas tornar disso um costume e uma necessidade só tem a prejudicar esse corpo e consequentemente a alma!
O importante sempre é pensar positivo, se estou me sentindo mal, ficar feliz, pois poderia estar me sentido pior, e nada é tão ruim q não possa piorar! Particularmente tenho uma triste mania de reclamar, mas andam acontecendo algumas coisas que estão fazendo com que meus olhos e minha cabeça se abram tentando entender e otimizar tudo o que acontece na vida, afinal agora levo comigo um símbolo que sempre me faz lembrar de extrair o que importa de todas as ocasiões, as lições são sempre de aprendizado e é muito importante que a gente entenda bem isso e não faça de uma pequena coisa virar um "ai meu Deus e agora oq vai ser da minha vida?"
Otimismo sempre,
Pensamento positivo sempre,
Fé no melhor sempre,
Felicidade acima de tudo!

A vida é maravilhosa, acidentes de percurso acontecem... Mas ela continua e sempre guarda uma boa surpresa depois da próxima curva!

;D




sábado, 19 de março de 2011

Hoje eu quero falar de música, não entendo de notas, nem compassos, nem ritmo, mas quero falar sobre o que a musica desperta, sua letra como a história embalada pela melodia que se encaixa tornando esse, um som maravilhoso.
Ontem estava lendo uma letra e encontrei uma parte que me chamou muita atenção, e despertou uma vontade enorme de comentar sobre...

"Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé"

o mais interessante é que a musica trás, sentimentos tão lindos, lembranças, e até mesmo uma mudança de pensamentos. muitas letras inspiradoras ajudam a entender algumas coisas, ou, a semelhança com alguma situação citada faz com que você realmente preste atenção naquilo que o interprete está dizendo.
ahh, na verdade eu não posso dizer, mais uma vez lembro que é o expectador que dá sentido a tudo, preste mais atenção no que você escuta, musica não é simplesmente uma repetição simples de algo inútil. faça do momento em que a musica está tocando um momento de reflexão.


fica a dica

;D
 

terça-feira, 15 de março de 2011

Nossa arte pelo mundo...








na divulgação e correndo atrás de "reconhecimento"!


conheça a nossa parceria...



Sankofa_design e Organic Music Brazil

segunda-feira, 14 de março de 2011

ultimos acontecimentos...

Minhas palavras não serão criticas o suficiente para mudar o pensamento de alguém, nem bonitas o suficiente para acalmar o coração de um outro alguém que sofre...

Ao artista cabe expor o que está sentindo através da sua obra, ao expectador cabe doar um minuto de atenção e  interpretar a sua maneira o que está visualizando, sentindo e pensando.

A imagem de clareiras nos morros abriu minha cabeça para o medo, e a certeza de que realmente somos muito pequenos!
água? sem ela oq fazemos? com ela oq somos? com muito dela, o que acontece?
o Equilíbrio do mundo está afetado há muito tempo, oq fazer?



Domingo SEM internet e com MUITA imaginação...

Atividades pré-carnaval!

Uma semana depois do carnaval inicio minha jornada acadêmica no segundo semestre de curso, e as atividade que deveriam ter sido realizadas nesse maravilhoso período de férias estão sendo agilizadas no dia de hoje, com o auxilio da falta de internet e outros probleminhas em decorrência dos últimos acontecimentos ocorridos na cidade (em breve um apanhado completo da situação).
Volta às aulas, e começaremos muito bem, no que se pode notar com os textos enviados por nossos queridos professores, esse semestre promete fortes emoções (afinal a arte é capaz de seduzir e emocionar) tomando por base o primeiro semestre que discutia os prós e contras da escola, esse segundo passo será repleto de conceitos verdadeiramente artísticos com idéias e relatos de criação e imaginação!
Gostaria de comentar sobre essa tal imaginação, afinal imaginar significa formar uma imagem em nossa mente, e a vantagem do ser humano é ter a comunicação para viabilizar essas imagens aos outros seres humanos (um tanto quanto narcisista esse pensamento, pois nós humanos nos amamos tanto que acreditamos que os outros seres não possuem essa capacidade, vejamos as abelhas e as formigas, será mesmo que mais nenhum Ser possui o “dom” da comunicação? Afinal, em uma colméia pode existir um Louvre!, mas podemos comentar as sociedades animais um outro dia, hoje quero despertar a sua imaginação...),
pare um pouco!

...

Lembre de alguma vez que você estava doente e ficou acamado por um ou dois dias, a mudança de decúbito, e as transferências necessárias não eram atividades que precisavam trabalhar muito a sua mente. Então você olha pro lindo teto acima da sua cabeça e vê uma mancha, a primeira vista aquilo pode passar despercebido, mas seus olhos uma hora ou outra vão encontrar essa imagem novamente e vão se fixar nesse local, ai é que a nossa amiga imaginação entra  -E de onde vem aquela mancha? Mas nossa, parece um coração! Mas péra aí, parece um rosto! Não não, é só uma mancha, mas como? Umidade? Tinta velha? Por quê? A cada pergunta sua imaginação vai mais além, mais idéias chegam e você está lá deitado e tem um tempo pra ficar pensando nisso. Esse exemplo é bem abobado! Ou falar dos azulejos (não sou louca, mas eu vejo um rosto na imitação de mármore da lajota do piso da minha casa), mais fácil ainda.. Nuvens, quem nunca parou pra pensar nessa brincadeira, mesmo que aquela pessoa que está do seu lado diga que está vendo alguma coisa super extraordinária e você não vê nada além de um pedaço de algodão num fundo azul claro (se você for um homem pode dizer um fundo colorido, porque afinal os homens só enxergam 3 cores) mas concorda pra não acabar com aquele clima tão legal e... vamos dizer assim.. imaginativo!
As primeiras obras de artes são razoavelmente recentes, comparando com a existência do ser humano, esse fato apresenta a idéia de que a comunicação pela arte só começou a ocorrer com “a culminação de um longo processo de evolução, um estágio tardio de desenvolvimento no interior de uma sociedade estável”.
A imaginação faz parte do processo criativo, pois sem o misto de imaginação e criatividade não existe nada que seja considerado arte.
Os primeiros artistas foram os xamãs, pois só eles possuíam a capacidade divina da inspiração, sendo esse exercício um dom divino que só aqueles que estavam mais próximos aos deuses poderiam ser atrever em realizar.
Outra citação interessante em um dos textos indicados pelos professores é que a imaginação, é a cola entre a personalidade, o intelecto e a espiritualidade.
Outra coisa importante, os sonhos também são uma forma de imaginação, ainda mais livre!

Ai você já deve ter lido ou ouvido essa expressão:

“minha imaginação é foda!”

E é sim... Aproveite-se dela e não se prenda a nenhuma moderação...





Ahh, lembrei

Sobre as cores que os homens enxergam?


Preto, Branco e colorido







segunda-feira, 7 de março de 2011

Derrotas? Não! gostamos de aprender

Estava em dívida com os textos para este blog, os acontecimentos das ultimas semanas não foram de tudo maravilhosos, entre chateações, pensamentos de derrota, e grosserias... O mundo ainda não acabou.. O apocalipse não foi ontem, e espero que não seja amanhã!
Tive a idéia que não tinha o que escrever com esses pensamentos, mas por incrível que pareça, esse é um bom assunto a ser discutido!
A vida é feita de maravilhosas experiências que sempre geram algum aprendizado, seja ele interessante ou seja ele ótimo, que por pior que possa parecer, você sempre vai tirar algo de bom, seja para que não se repita, ou entenda a melhor maneira de agir em outra situação semelhante.
Problemas familiares, discussões no trabalho, sentimentos mal resolvidos que merecem um pouquinho de atenção, afinal nem todas as pessoas do mundo são egoístas o suficiente para não dar a mínima atenção para aquilo que fez seu próximo sentir. A melhor sensação do mundo (depois de fazer xixi quando se está com muita vontade) é deitar a cabeça no travesseiro com a certeza que fez o seu melhor durante todo aquele dia, mesmo sem o reconhecimento das outras pessoas, estar bem com você é o que mais vale!

Reconhecimento?  Palavra complicada!
Um dos grandes grilos dessas semanas foi a falta do tal reconhecimento, pois depois de dias de trabalho, na finalização, a falta de uma palavra que demonstre esse reconhecimento trás tudo aquilo que já citei, mas não há o que temer, sabendo que o trabalho foi bem feito e aquele era o seu melhor, a sensação de dever cumprido faz com que sua hipófise trabalhe muito mais e libere o tão amado hormônio do prazer. Então trate de ficar feliz e coma um chocolate ;D
Continuando nessa palavra, preciso encontrar alguma ligação desse texto com a arte, ou não teria motivo nenhum ficar aqui escrevendo sobre meus "probleminhas”, afinal não é essa a intenção do blog!
Mas pense naquele artista, que depois de terminar sua obra só recebe criticas (muitas vezes não construtivas), pois, se cabe ao espectador interpretar a obra, cabe ao artista ser reconhecido pela interpretação que for, tudo necessita de trabalho, tudo precisa de tempo para ser realizado, tudo tem um sentimento durante a sua criação. Vamos dar mais valor a tudo isso!

Dê valor à arte que for...
Dê valor ao sentimento que for...
Dê valor à alegria que for...
Dê valor ao aprendizado que for...

Reconheça

E ai, tá a fim de ser feliz?

Vamos nessa