Atividades pré-carnaval!
Uma semana depois do carnaval inicio minha jornada acadêmica no segundo semestre de curso, e as atividade que deveriam ter sido realizadas nesse maravilhoso período de férias estão sendo agilizadas no dia de hoje, com o auxilio da falta de internet e outros probleminhas em decorrência dos últimos acontecimentos ocorridos na cidade (em breve um apanhado completo da situação).
Volta às aulas, e começaremos muito bem, no que se pode notar com os textos enviados por nossos queridos professores, esse semestre promete fortes emoções (afinal a arte é capaz de seduzir e emocionar) tomando por base o primeiro semestre que discutia os prós e contras da escola, esse segundo passo será repleto de conceitos verdadeiramente artísticos com idéias e relatos de criação e imaginação!
Gostaria de comentar sobre essa tal imaginação, afinal imaginar significa formar uma imagem em nossa mente, e a vantagem do ser humano é ter a comunicação para viabilizar essas imagens aos outros seres humanos (um tanto quanto narcisista esse pensamento, pois nós humanos nos amamos tanto que acreditamos que os outros seres não possuem essa capacidade, vejamos as abelhas e as formigas, será mesmo que mais nenhum Ser possui o “dom” da comunicação? Afinal, em uma colméia pode existir um Louvre!, mas podemos comentar as sociedades animais um outro dia, hoje quero despertar a sua imaginação...),
pare um pouco!
...
Lembre de alguma vez que você estava doente e ficou acamado por um ou dois dias, a mudança de decúbito, e as transferências necessárias não eram atividades que precisavam trabalhar muito a sua mente. Então você olha pro lindo teto acima da sua cabeça e vê uma mancha, a primeira vista aquilo pode passar despercebido, mas seus olhos uma hora ou outra vão encontrar essa imagem novamente e vão se fixar nesse local, ai é que a nossa amiga imaginação entra -E de onde vem aquela mancha? Mas nossa, parece um coração! Mas péra aí, parece um rosto! Não não, é só uma mancha, mas como? Umidade? Tinta velha? Por quê? A cada pergunta sua imaginação vai mais além, mais idéias chegam e você está lá deitado e tem um tempo pra ficar pensando nisso. Esse exemplo é bem abobado! Ou falar dos azulejos (não sou louca, mas eu vejo um rosto na imitação de mármore da lajota do piso da minha casa), mais fácil ainda.. Nuvens, quem nunca parou pra pensar nessa brincadeira, mesmo que aquela pessoa que está do seu lado diga que está vendo alguma coisa super extraordinária e você não vê nada além de um pedaço de algodão num fundo azul claro (se você for um homem pode dizer um fundo colorido, porque afinal os homens só enxergam 3 cores) mas concorda pra não acabar com aquele clima tão legal e... vamos dizer assim.. imaginativo!
As primeiras obras de artes são razoavelmente recentes, comparando com a existência do ser humano, esse fato apresenta a idéia de que a comunicação pela arte só começou a ocorrer com “a culminação de um longo processo de evolução, um estágio tardio de desenvolvimento no interior de uma sociedade estável”.
A imaginação faz parte do processo criativo, pois sem o misto de imaginação e criatividade não existe nada que seja considerado arte.
Os primeiros artistas foram os xamãs, pois só eles possuíam a capacidade divina da inspiração, sendo esse exercício um dom divino que só aqueles que estavam mais próximos aos deuses poderiam ser atrever em realizar.
Outra citação interessante em um dos textos indicados pelos professores é que a imaginação, é a cola entre a personalidade, o intelecto e a espiritualidade.
Outra coisa importante, os sonhos também são uma forma de imaginação, ainda mais livre!
Ai você já deve ter lido ou ouvido essa expressão:
“minha imaginação é foda!”
E é sim... Aproveite-se dela e não se prenda a nenhuma moderação...
Ahh, lembrei
Sobre as cores que os homens enxergam?
Preto, Branco e colorido
Nenhum comentário:
Postar um comentário