terça-feira, 29 de novembro de 2011






"A mandala é um campo de força constituído por formas, estrutura numérica e cor, que emana vibrações, que são capazes de modificar a nossa energia sempre para o lado positivo, estimulando a mente e ativando processos físicos."

(FIORAVANTI,2007)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

idéia e objetivo! \o/


O inicio e a idéia
Há algum tempo venho desenvolvendo alguns desenhos que se tornaram essenciais na minha trajetória universitária e até mesmo de vida, mesmo não sendo em determinada técnica  e com materiais apropriados, estes desenhos me trouxeram tranqüilidade e determinação no momento em que mais precisei. Levando em conta este histórico, e uma das aulas do ICH de desenho onde tivemos alguns exemplos e a expressão da idéia do real significado da mandala, me identifiquei com o que foi colocado e decidi mudar meu Projeto de Aprendizagem. Gostaria de realizar esse projeto visando desde a construção e interpretação das mandalas até um desenvolvimento teórico sobre o tema.

Objetivo Geral:  conhecer a teoria e a utilização das mandalas, reconhecendo aspectos como repetições, cores e técnicas de criação destes desenhos, unir todas estas informações e produzir um material que possa contribuir com a literatura já publicada sobre o assunto.  



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mandalas

Depois de vários meses sem nenhuma postagem, vamos voltar aos trabalhos \o/

Mais exatamente a um trabalho especifico... não sei se todos que dispõe tempo para ler o que eu escrevo sabem que estudo na UFPR Litoral, e no setor o Projeto Político Pedagógico é um pouco diferenciado! Trabalhamos com fundamentos teórico-práticos (os módulos e matérias como todos conhecem) mas também temos alguns espaços como as Interações Culturais e Humanísticas e os projetos de aprendizagem, para que os alunos evoluam na nossa querida escalinha do conhecer e compreender para o propor e agir!
Depois de toda essa explicação quero dizer que nos próximos meses, ou... quem sabe nos próximos anos, este blog será utilizado também para expor  as informações coletadas,relatos de praticas e resultados do MEU Projeto de Aprendizagem, que tem como assunto principal : As Mandalas.
Já tenho a estrutura do projeto escrita, ainda há muito o que fazer, entre pesquisa e planejamento muitos traços irão aparecer, novos desenhos, novas informações e quem sabe novas sensações ;)
Espero que VOCÊ meu queridíssimo expectador se deleite com as informações aqui expostas e se possível contribua com algo.

Desde já agradeço a sua atenção! Noticias em breve...


terça-feira, 24 de maio de 2011

A Banda Mais Bonita da Cidade






Oração

A Banda Mais Bonita da Cidade

Composição : Leo Fressato
Meu amor essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na dispensa
Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois
Cabe até o meu amor
Essa é a última oração pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na dispensa
Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe essa oração






domingo, 24 de abril de 2011

Analisando obras!

Estudantes de artes têm uma pequena obrigação, olhar, entender, e analisar alguns fatores em uma obra de arte é quase que uma regra, e graças a uma querida e adorada professora aprendemos uma receitinha que unida as suas maravilhosas idéias e sensibilidade mágica, podem mostrar alguns toques interessantes sobre o artista, a obra e até mesmo a história.
Vimos 9 diferentes olhares que podem nos ajudar muito a construir um texto que descreva e mostre o motivo daquela bela obra de arte (não vamos nos prender a questão estética nesse momento, ok?)

Primeiro olhar: um nível meramente descritivo, dizer o que estamos vendo na obra, descrever seus elementos;
Segundo olhar: o sentimento que a obra quer passar, não o que espectador pensa que ela pretende passar;
Terceiro olhar: a técnica, os recursos e materiais utilizados;
Quarto olhar: fatos históricos e símbolos que a obra apresenta;
Quinto olhar: qual o estilo do artista, a época, entre outras informações;
Sexto olhar: o que você sente admirando a obra;
Sétimo olhar: valor institucional da obra;
Oitavo olhar: processos pelos quais a obra passou, restaurações por exemplo;
Nono olhar: ponto de vista estético.


Então vamos aproveitar e colocar a mão na massa com a tarefinha da semana



Tarsila do Amaral pintou o quadro "operários" em 1933, após uma viagem à URSS com a intenção de tomar conhecimento dos ideais políticos da região. A obra apresenta vários rostos alinhados e "empilhados" num plano mais próximo e algumas formas que representam fábricas mais ao fundo. A artista utilizou a técnica de óleo sobre tela e hoje em dia a obra pertence ao acervo do Governo Estadual  de São Paulo. O quadro mostra alguns fatos importantes como a apresentação de várias etnias, representando os trabalhadores que vinham de vários lugares e a organização social no trabalho com o capitalismo e a industrialização, algo interessante na obra é que alguns desses rostos são retratos de artistas e intelectuais da época, como Mario de Andrade, Anita Malfati, Plinio Salgado, Oswald de Andrade, entre outros, com esses retratos a artista quis expressar que todos somos operários dentro de uma causa, e cada setor da sociedade possui sua causa e seu efeito sobre seus determinados grupos.
Todos os rostos apresentam um ar de tristeza, resgatando o contexto político, econômico e social do Brasil na época (1910-1920), é uma bela obra que trás um contexto muito abrangente sobre a questão social e também uma linguagem muito expressiva que faz com que qualquer espectador, que entenda ou não sobre arte, entre em estado de fruição tentando compreender o que cada rosto daquele quer lhe dizer e lhe mostrar.


(demorei um pouco pra escrever novamente.. vou tentar não abandonar por tanto tempo assim... mas já estou tendo algumas idéias para o próximo texto que vai ter um fundo bem pessoal xD)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Brincar ou Fantasiar?

Muitos dias sem postar nada,  não sei... O ultimo texto foi um tanto quanto triste... Mas a vida continua e devemos seguir em frente com as melhores lembranças dentro do coração =]

Estava pensando em um assunto interessante para comentar, então surgiu um texto recomendado por uma professora e acredito que seja bem interessante comentar sobre ele, afinal nosso querido Freud explica algumas coisas!
O texto de 1907 com linguagem e assuntos tão atuais, questionamentos persistentes até os dias de hoje, o mais interessante segundo a minha leitura foi o comentário sobre os sonhos e a exposição de uma idéia de que as pessoas têm medo de comentar suas fantasias e devaneios.
Todos percebemos que as crianças brincam, elas criam um mundo particular (ou em seu grupo fechado de amiguinhos que estão compartilhando da mesma idéia), nessas brincadeiras muitas vezes os pequenos imitam os adultos, exemplo da casinha, da escolinha e por ai vai... Para uma criança é normal, ela faz daquilo um ato tão real que expõe suas brincadeiras, desejos e vontades para que todos vejam. Até ai tudo muito comum, outra parte do texto fala sobre o fantasiar dos adultos, que a entrada na idade adulta poda todo esse exercício, ou melhor, esconde esta parte da sua personalidade por ter vergonha das suas fantasias, pois elas podem ser proibidas ou muito infantis,  e acaba sentindo grandes faltas ao invés de compartilhar aquilo que imagina com outro.
O grande toque do texto é comentar sobre o escritor criativo (e acredito que os artistas também ), tem a liberdade de continuar brincando e fantasiando mesmo quando adultos, e não são recriminados por isso, pois o fazem de maneira tão sensível, verdadeira e natural que os expectadores entram nessa viagem e muitas vezes se identificam com o que está sendo exposto.
Ser artista é poder continuar a brincar sem ter medo de desagradar aos outros, sem sentir culpa por colocar seus maiores devaneios a disposição do julgamento de um determinado grupo, utilizando sua obra para tal finalidade.



Citei os sonhos e acho interessante colocar o que o texto relata...
“à noite surgem em nós desejos de que nos envergonhamos, têm de ser ocultos de nós mesmos, e foram conseqüentemente reprimidos e empurrados para o inconsciente”


Em síntese acho tudo isso muito triste.. HAHA afinal vivemos escondendo nossos sonhos e sonhamos porque escondemos nossos desejos

É um assunto a se pensar... e esse texto é bem legal.. além disso que falei, ele trás alguns outros assuntos relacionados também, exemplificando e esclarecendo melhor a idéia...Quem tiver um tempinho e um pouquinho de interesse, é só procurar no nosso querido Google o titulo (Escritores criativos e Devaneios) que o primeiro que aparece é ele mesmo, o próprio ;D
fica a dica da semana ^^


=]





AKOMA
                                                      Paciêcia e torelância

quarta-feira, 30 de março de 2011

nossa Única certeza!

Qual é a única certeza da vida? Espero que todos concordem comigo que seja... o final dela!
Nascer, o milagre da vida! A cada dia envelhecer e ficar mais próximo da morte, mas se esse é um fato tão comum e biológico, porque o tratamos com tanto cuidado e medo?
Seria simples pensar exatamente assim, mas é das coisas mais complexas que pode passar na cabeça de alguém, porque o lado de lá é tão desconhecido, que muitos preferem nem imaginar o que pode acontecer, por isso de muitas explicações que sempre tem um fundo religioso, enfim... Acaba tudo ali? Voltamos? Esperamos? Paraíso? Inferno? Ou um outro plano onde mesmo depois da passagem existe um determinado tratamento, o da alma? Quantas perguntas, respostas concretas? Não  encontro nenhuma! O que acredito? O que você acredita?  Não é um jogo de perguntas e respostas, mas acredito que na verdade somos muito egoístas não conseguimos aceitar que aquela pessoa não está mais ali, que ela tinha algo maior a realizar e que nesse momento não iremos mais ve-lá. Que complicado, perder alguém querido trás muitos pensamentos de questionamentos, ver a dor da família e dos amigos, emocionar-se com o momento, e até mesmo a triste imagem de velórios e enterros, por que se despedir ali? É muito simbólico, aquele que está ali não está mais ali! O importante nessa hora é a demonstração dos mais puros sentimentos para aqueles que ficam e vão sofrer sempre com essa lacuna que se abriu em suas vidas. 
É muito difícil falar sobre essa etapa da vida que é cercada de muitas teorias, exemplificando com certa ligação com a arte...
Pense no Egito antigo, todo aquele povo gastava boa parte de sua existência pensando na morte, falo sobre os faraós donos de maravilhosas pirâmides que tinham uma função... Falo dos escravos que trabalhavam em prol da vontade de um faraó que tinha vontade de ter sua casa depois da morte, a arte da época é quase toda voltada para essa finalidade, ornamentar o que seria futuramente um tumulo, ou ilustrar rituais que tinham em algo a ver com o processo após a morte. E isso é tão antigo, mas hoje podemos ver nos cemitérios que esse fato ainda é bem presente (a idéia é totalmente diferente), muitas peças de ornamentação que apresentam pura arte, e estão ali para de alguma forma acalentar o coração daquele que esse mesmo coração saudoso vai lembrar e homenagear aquele que ali esteve de corpo presente pela ultima vez. Mas também pensamos, homenagear também a alma, sempre, com pensamentos e orações!
Acredito que seja um tanto quanto perigoso tratar desse assunto, mas quando fiz o blog sempre pensei em comentar acontecimentos tentando uni-los a arte.
Me sinto triste com esses acontecimentos, realmente não sou evoluída o suficiente para tratá-los como um mero acontecimento biológico. Enfim...


...







.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Problemas...

Problemas... todos temos problemas! Uns mais graves e outros nem tanto; mas todos temos ou já tivemos!
Os problemas que quero comentar são os mais graves, os de saúde! Afinal, dinheiro e encrencas, resolvemos; trabalhando ou nos acalmando, mas problemas na carcaça da alma são muito complicados.
Para o espírito estar bem precisamos cuidar bem do seu lar que é o nosso corpo. Doenças graves nos assustam muito e não há muito o que se fazer, o remédio são os remédios e muitas vezes o remédio é esperar acontecer o que for e aceitar o que foi "determinado" para aquele individuo. Mas também existe a prevenção para várias coisas, pense como prevenção a alimentação, a prática de exercícios, alguns hábitos diários saudáveis, e a não realização do uso de álcool e drogas em freqüência e quantidade muito elevadas, acredito que não exista problemas maiores com uma vez ou outra nesse fato, mas tornar disso um costume e uma necessidade só tem a prejudicar esse corpo e consequentemente a alma!
O importante sempre é pensar positivo, se estou me sentindo mal, ficar feliz, pois poderia estar me sentido pior, e nada é tão ruim q não possa piorar! Particularmente tenho uma triste mania de reclamar, mas andam acontecendo algumas coisas que estão fazendo com que meus olhos e minha cabeça se abram tentando entender e otimizar tudo o que acontece na vida, afinal agora levo comigo um símbolo que sempre me faz lembrar de extrair o que importa de todas as ocasiões, as lições são sempre de aprendizado e é muito importante que a gente entenda bem isso e não faça de uma pequena coisa virar um "ai meu Deus e agora oq vai ser da minha vida?"
Otimismo sempre,
Pensamento positivo sempre,
Fé no melhor sempre,
Felicidade acima de tudo!

A vida é maravilhosa, acidentes de percurso acontecem... Mas ela continua e sempre guarda uma boa surpresa depois da próxima curva!

;D




sábado, 19 de março de 2011

Hoje eu quero falar de música, não entendo de notas, nem compassos, nem ritmo, mas quero falar sobre o que a musica desperta, sua letra como a história embalada pela melodia que se encaixa tornando esse, um som maravilhoso.
Ontem estava lendo uma letra e encontrei uma parte que me chamou muita atenção, e despertou uma vontade enorme de comentar sobre...

"Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé"

o mais interessante é que a musica trás, sentimentos tão lindos, lembranças, e até mesmo uma mudança de pensamentos. muitas letras inspiradoras ajudam a entender algumas coisas, ou, a semelhança com alguma situação citada faz com que você realmente preste atenção naquilo que o interprete está dizendo.
ahh, na verdade eu não posso dizer, mais uma vez lembro que é o expectador que dá sentido a tudo, preste mais atenção no que você escuta, musica não é simplesmente uma repetição simples de algo inútil. faça do momento em que a musica está tocando um momento de reflexão.


fica a dica

;D
 

terça-feira, 15 de março de 2011

Nossa arte pelo mundo...








na divulgação e correndo atrás de "reconhecimento"!


conheça a nossa parceria...



Sankofa_design e Organic Music Brazil

segunda-feira, 14 de março de 2011

ultimos acontecimentos...

Minhas palavras não serão criticas o suficiente para mudar o pensamento de alguém, nem bonitas o suficiente para acalmar o coração de um outro alguém que sofre...

Ao artista cabe expor o que está sentindo através da sua obra, ao expectador cabe doar um minuto de atenção e  interpretar a sua maneira o que está visualizando, sentindo e pensando.

A imagem de clareiras nos morros abriu minha cabeça para o medo, e a certeza de que realmente somos muito pequenos!
água? sem ela oq fazemos? com ela oq somos? com muito dela, o que acontece?
o Equilíbrio do mundo está afetado há muito tempo, oq fazer?



Domingo SEM internet e com MUITA imaginação...

Atividades pré-carnaval!

Uma semana depois do carnaval inicio minha jornada acadêmica no segundo semestre de curso, e as atividade que deveriam ter sido realizadas nesse maravilhoso período de férias estão sendo agilizadas no dia de hoje, com o auxilio da falta de internet e outros probleminhas em decorrência dos últimos acontecimentos ocorridos na cidade (em breve um apanhado completo da situação).
Volta às aulas, e começaremos muito bem, no que se pode notar com os textos enviados por nossos queridos professores, esse semestre promete fortes emoções (afinal a arte é capaz de seduzir e emocionar) tomando por base o primeiro semestre que discutia os prós e contras da escola, esse segundo passo será repleto de conceitos verdadeiramente artísticos com idéias e relatos de criação e imaginação!
Gostaria de comentar sobre essa tal imaginação, afinal imaginar significa formar uma imagem em nossa mente, e a vantagem do ser humano é ter a comunicação para viabilizar essas imagens aos outros seres humanos (um tanto quanto narcisista esse pensamento, pois nós humanos nos amamos tanto que acreditamos que os outros seres não possuem essa capacidade, vejamos as abelhas e as formigas, será mesmo que mais nenhum Ser possui o “dom” da comunicação? Afinal, em uma colméia pode existir um Louvre!, mas podemos comentar as sociedades animais um outro dia, hoje quero despertar a sua imaginação...),
pare um pouco!

...

Lembre de alguma vez que você estava doente e ficou acamado por um ou dois dias, a mudança de decúbito, e as transferências necessárias não eram atividades que precisavam trabalhar muito a sua mente. Então você olha pro lindo teto acima da sua cabeça e vê uma mancha, a primeira vista aquilo pode passar despercebido, mas seus olhos uma hora ou outra vão encontrar essa imagem novamente e vão se fixar nesse local, ai é que a nossa amiga imaginação entra  -E de onde vem aquela mancha? Mas nossa, parece um coração! Mas péra aí, parece um rosto! Não não, é só uma mancha, mas como? Umidade? Tinta velha? Por quê? A cada pergunta sua imaginação vai mais além, mais idéias chegam e você está lá deitado e tem um tempo pra ficar pensando nisso. Esse exemplo é bem abobado! Ou falar dos azulejos (não sou louca, mas eu vejo um rosto na imitação de mármore da lajota do piso da minha casa), mais fácil ainda.. Nuvens, quem nunca parou pra pensar nessa brincadeira, mesmo que aquela pessoa que está do seu lado diga que está vendo alguma coisa super extraordinária e você não vê nada além de um pedaço de algodão num fundo azul claro (se você for um homem pode dizer um fundo colorido, porque afinal os homens só enxergam 3 cores) mas concorda pra não acabar com aquele clima tão legal e... vamos dizer assim.. imaginativo!
As primeiras obras de artes são razoavelmente recentes, comparando com a existência do ser humano, esse fato apresenta a idéia de que a comunicação pela arte só começou a ocorrer com “a culminação de um longo processo de evolução, um estágio tardio de desenvolvimento no interior de uma sociedade estável”.
A imaginação faz parte do processo criativo, pois sem o misto de imaginação e criatividade não existe nada que seja considerado arte.
Os primeiros artistas foram os xamãs, pois só eles possuíam a capacidade divina da inspiração, sendo esse exercício um dom divino que só aqueles que estavam mais próximos aos deuses poderiam ser atrever em realizar.
Outra citação interessante em um dos textos indicados pelos professores é que a imaginação, é a cola entre a personalidade, o intelecto e a espiritualidade.
Outra coisa importante, os sonhos também são uma forma de imaginação, ainda mais livre!

Ai você já deve ter lido ou ouvido essa expressão:

“minha imaginação é foda!”

E é sim... Aproveite-se dela e não se prenda a nenhuma moderação...





Ahh, lembrei

Sobre as cores que os homens enxergam?


Preto, Branco e colorido







segunda-feira, 7 de março de 2011

Derrotas? Não! gostamos de aprender

Estava em dívida com os textos para este blog, os acontecimentos das ultimas semanas não foram de tudo maravilhosos, entre chateações, pensamentos de derrota, e grosserias... O mundo ainda não acabou.. O apocalipse não foi ontem, e espero que não seja amanhã!
Tive a idéia que não tinha o que escrever com esses pensamentos, mas por incrível que pareça, esse é um bom assunto a ser discutido!
A vida é feita de maravilhosas experiências que sempre geram algum aprendizado, seja ele interessante ou seja ele ótimo, que por pior que possa parecer, você sempre vai tirar algo de bom, seja para que não se repita, ou entenda a melhor maneira de agir em outra situação semelhante.
Problemas familiares, discussões no trabalho, sentimentos mal resolvidos que merecem um pouquinho de atenção, afinal nem todas as pessoas do mundo são egoístas o suficiente para não dar a mínima atenção para aquilo que fez seu próximo sentir. A melhor sensação do mundo (depois de fazer xixi quando se está com muita vontade) é deitar a cabeça no travesseiro com a certeza que fez o seu melhor durante todo aquele dia, mesmo sem o reconhecimento das outras pessoas, estar bem com você é o que mais vale!

Reconhecimento?  Palavra complicada!
Um dos grandes grilos dessas semanas foi a falta do tal reconhecimento, pois depois de dias de trabalho, na finalização, a falta de uma palavra que demonstre esse reconhecimento trás tudo aquilo que já citei, mas não há o que temer, sabendo que o trabalho foi bem feito e aquele era o seu melhor, a sensação de dever cumprido faz com que sua hipófise trabalhe muito mais e libere o tão amado hormônio do prazer. Então trate de ficar feliz e coma um chocolate ;D
Continuando nessa palavra, preciso encontrar alguma ligação desse texto com a arte, ou não teria motivo nenhum ficar aqui escrevendo sobre meus "probleminhas”, afinal não é essa a intenção do blog!
Mas pense naquele artista, que depois de terminar sua obra só recebe criticas (muitas vezes não construtivas), pois, se cabe ao espectador interpretar a obra, cabe ao artista ser reconhecido pela interpretação que for, tudo necessita de trabalho, tudo precisa de tempo para ser realizado, tudo tem um sentimento durante a sua criação. Vamos dar mais valor a tudo isso!

Dê valor à arte que for...
Dê valor ao sentimento que for...
Dê valor à alegria que for...
Dê valor ao aprendizado que for...

Reconheça

E ai, tá a fim de ser feliz?

Vamos nessa









terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Olhos


os olhos são espelhos da alma
quando fechados são ainda mais livres
oq passa vai além do que se vê
oq passa é exatamente oq se sente

feche os olhos
sinta
liberte-se
imagine

 um dia quando você os abrir
vai perceber
 que o sonho que passava quando os eles estavam fechados
está realizado

...










quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ahhh o Amor...

Realmente não sou a pessoa mais atualizada do mundo nesse assunto, mas vamos lá... Algumas noticias trouxeram uma inspiração para falar sobre.

Amor? Paixão? Gostar?Querer bem?
Essas palavras não têm o mesmo significado, eu as classifico como fases de sentimento, uma completa a outra e necessita da outra para continuar existindo. Falamos do amor como um sentimento que pode ser sentido de várias formas. Entre a família, entre os amigos, entre duas pessoas, o amor que sentimos pelo o que realizamos, o amor que sentimos por nossos bichinhos de estimação, o amor que sentimos pela vida. Essa palavra de 4 letras tem um significado do tamanho do mundo... Ou melhor, tem vários significados, e cada um molda o seu de acordo com o que viveu!
Em uma aula de musica um professor disse uma coisa muito interessante... Do tema paisagem sonora o assunto acabou caindo no tal do amor, e na opinião dele quem melhor conseguiu explicar esse tal sentimento  foi o Djavan na musica Pétala... E prestando atenção essa ideia tem muita lógica e não tem lógica alguma!

"Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
Invade
E fim!!..."

Além do Djavan na musica temos muitos outros artistas que retratam o assunto nas quatro linguagens da arte, além da literatura com romances românticos e poesias... Enfim todo artista usa um pouco do amor que tem dentro de si para criar as suas obras elas sempre são apaixonantes e viram um caso de verdadeiro amor com o espectador e expectador, despertando ou não esse sentimento, sempre é dele que partem todos os suspiros de vida!!!


o amor?.. suas duvidas, seus simbolos...








pra terminar bem a musica do dia...